sábado, 30 de novembro de 2013

Divisões do Biociclo Limnociclo

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/10/VITORIA_AGUAPE-500x334.jpg
Ecossistema Lótico

Hoje iremos tratar das "subdivisões" do biociclo chamado de Limnociclo.

Porém, você lembra o que é o Limnociclo?

O Limnociclo abrange todos os ambientes onde têm água doce, até mesmo um copo d'água ou uma poça. O limnociclo tem três divisões:


Província Lótica:

A Província Lótica nada mais é do que lugares onde há um movimento significativo de água. Nesse ecossistema, a água sempre irá ser corrente, como em riachos e cachoeiras. Além dessas características, o contato da água com a terra e grande teor de oxigênio local também caracterizam a Província Lótica. Os rios surgem a partir de pequenos escoamentos de nascentes que se encontram formando um acúmulo de água. À medida que vai ocorrendo o escoamento da água, a temperatura da mesma vai subindo. Com isso, irá ocorrer um aumento nos nutrientes contidos nela. A principal vantagem desse tipo de ecossistema é o fundo duro (composto por pedras), que é um ambiente favorável para vários organismos, tendo em vista que oferece uma superfície boa para eles se fixarem. A Província Lótica se subdivide em três partes: 

Zona inicial – nessa zona, encontram-se as águas que possuem uma velocidade mais alta. Devido a esse fator, não há um número muito grande de espécies nessa parte da Província Lótica. 
Zona média – aqui a velocidade da água não é tão alta como a da zona inicial, porém não é tão baixa, ela é considerada moderada. Nessa parte, predominam uma grande variedade de seres vivos, pois não há um fator tão limitante como o da zona inicial (que é a alta velocidade da água) 
Zona final – na zona final, encontram-se as águas turvas, ou seja, águas que possuem uma coloração um pouco escura. Essa água não é tão limpa, comparada a das outras zonas, por esse motivo não há um grande número de seres vivos que vivem nesta área.



Província Lêntica: 



São ambientes aquáticos de água parada, alguns exemplos desse tipo de ambiente são lagos, pântanos e lagoas. Nesse ecossistema ocorre uma importante distribuição de biodiversidade, logo, existem uma grande diversidade de espécies que habitam províncias lênticas. A província lêntica ainda pode ser dividida em mais seis zonas:

Segundo o autor do livro “Os Ecossistemas”,  Serge Frontier, as zonas são:
  • “Zona profunda onde apenas heterótrofos vivem, como por exemplo os bentos (espécies que ficam presas ao substrato);
  • Zona litoral apresenta vegetação enraizada em suas margens e duas subdivisões: eulitoral e sublitoral;
  • Zona limnética onde ocorre a água e seus organismos;
  • Zona de intérfase onde ocorre o contato da água com o ar (tensão superficial da água):
Nêustons vivem na camada superficial da água (primeiros centímetros); Plêustons microorganismos que “flutuam” na camada superficial da água;
  • Zona fótica é o limite entre a zona profunda com a camada de água;
  • Zona de transição são os limites da zona profunda com a zona fótica e zona litoral com o continente;”

Fauna:
Como ditto antes, existem uma grande variedade de espécies na província lêntica. Nesse ecossistema, podemos encontrar organismos heterotróficos, ou seja, organismos que não produzem seu próprio alimento. Alguns desses organismos se alimentam de compostos inorgânicos e orgânicos, outros de pequenos peixes. E claro, também existem os organismos decompositores que se alimentam de matéria morta.

Flora
Alguns exemplos da flora lêntica são aguapés (Pontederiaceae), lírio-do-brejo (Hedychium chrysoleucum) e a alface-d’água (Pistia stratiotes).


Ilustração do ecossistema lêntico
Sistema Lêntico



Fitotelmo ou Fitolimnos:

São tanques biológicos vivos, vegetais, de tamanhos diversos, com tamanhos variáveis, que são capazes de armazenar formas de vida variadas, formando ecossistemas de diversas escalas. Exemplos de fitotelma são as bromélias.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/14/Nep_rajah14.jpg
Exemplo de Fitotelmo

 
Fontes:


http://www.micromacro.tv/saber_mais_agua-07.htm
http://www.monografias.com/trabajos11/clado/clado.shtmlhttp://www.portaleducacao.com.br/biologia/principal/conteudo.asp?id=1479
http://www.puc-campinas.edu.br/centros/ccv/Graduacao/Biologia/aulas/Limnologia%2001.pdf
CURTIS, Helena. Biologia. Ed. Guanabara. Segunda edição. Rio de Janeiro. 1977.
FRONTIER, Serge. Os ecossistemas. Instituto Piaget, 2001.
ESTEVES, F.A. 1988. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro, Interciência/FINEP.
LAURENCE, J. Biologia: ensino médio. Vol. Único – 1 ed. São Paulo: Nova geração, 2005.
MARTINS, Celso. Biogeografia e Ecologia. São Paulo: Nobel, 5ªed, 1992.
SCHAEFER, A. 1985. Fundamentos de ecologia e biogeografia das águas continentais.
Porto Alegre, Ed. da Universidade, UFRGS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário